Bicicleta ergométrica emagrece e funciona?
Você provavelmente conhece alguém que adquiriu uma bicicleta ergométrica em um impulso de fazer exercícios físicos mas, por algum motivo, deixou o equipamento de lado por achar que ela não traz tantos benefícios assim no momento de emagrecer. Pois saiba que, se utilizada adequadamente, a bicicleta ergométrica é uma excelente aliada do emagrecimento, ideal para enxugar a gordura e deixar seu corpo bonito.
Um dos exercícios aeróbicos mais eficientes para quem deseja perder peso e melhorar o condicionamento físico, a bicicleta ergométrica também ajuda a modelar bumbum e pernas. Se utilizada de forma moderada na primeira semana e intensa na sequência, em quatro semanas ajuda a eliminar eliminar até quatro quilos – desde que esse exercício seja combinado a hábitos de alimentação saudáveis, é claro. A dica, aqui, é começar um treino pedalando devagar, depois aumentar o ritmo e descer novamente, dando alguns tiros, que promovem uma queima calórica considerável.
Acerte a carga de acordo com a sua frequência cardíaca
Nem muito, nem pouco. O peso ideal na bicicleta ergométrica é fundamental para intensificar o trabalho muscular. Embora as cargas variem de acordo com cada equipamento, geralmente, existe uma escala de 1 a 10, sendo que 1 a 3 significa baixa carga, em que não é percebido o trabalho muscular; 4 a 6 representa a sensação de trabalho feito e 7 a 10 significa trabalho muscular intenso.
Na hora de determinar a carga, primeiramente você deve avaliar a sua frequência cardíaca, monitorando-a e mantendo-a dentro da faixa recomendada. Para descobrir qual é a taxa de frequência cardíaca máxima (FCM), você deve subtrair a sua idade de 220. Por exemplo: se uma pessoa tem 20 anos, seu FCM é 220 -20 = 200. Dessa forma, para pedalar entre 65% e 70% da FCM, faça a seguinte conta: 200 x 0.65 = 130. Isso significa que você deverá manter sua frequência cardíaca máxima em 130 por minuto. Treinos muito fortes vão de 85 a 90% da FCM.
Dicas para os exercícios na bicicleta ergométrica renderem
Antes e durante os exercícios na bicicleta ergométrica, é importante tomar alguns cuidados, como fazer alongamento antes e depois de pedalar para evitar lesões, hidratar-se com água durante os exercícios, utilizar camisetas que permitam a transpiração, colocar uma música ou programa animado para se distrair e, acima de tudo, escolher local e horário agradáveis para a prática de exercícios.
Os primeiros exercícios devem ter cerca de 25 minutos. Quando seu condicionamento físico melhorar, eleve o tempo de treino para 35 ou 40 minutos.
Bicicleta ergométrica ou esteira?
Ambos são equipamentos amplamente utilizados nas academias e até em casa, mas qual será que queima mais calorias e traz mais benefícios a longo prazo?
Para quem tem problemas nos joelhos e nas costas, a bicicleta ergométrica é o equipamento mais indicado, pois gera menor impacto, é confortável e os movimentos podem ser executados com a pessoa sentada, ao passo que, na esteira, a pessoa deve ficar em pé e caminhar ou correr, o que gera mais impacto. Por outro lado, uma hora de bicicleta ergométrica queima até 400 calorias, ao passo que uma hora na esteira pode queimar até 500 calorias, dependendo da intensidade do treino.
Ideal para quem está iniciando treinamentos para emagrecer, a bicicleta ergométrica é, inclusive, mais segura que a esteira, que é mais suscetível a acidentes e tombos. Pode, inclusive, ser utilizada por idosos que desejam se manter saudáveis.
Versátil, eficiente e prática, a bicicleta ergométrica é uma grande aliada na perda de peso. Seja em casa ou na academia, esse equipamento certamente merece a sua atenção. Capriche na hora de montar os treinos e mantenha a disciplina em alta para obter todos os benefícios da bicicleta ergométrica!
Fonte: TagFit